DIGA NÃO AO PL 257/2016

terça-feira, 30 de março de 2010

Ricardo Eletro & Insinuante: Sindicato dos Comerciários encara fusão com cautela



O presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Jairo Araújo, não se ilude com as boas intenções da Máquina de Vendas, nova holding surgida da fusão, que, segundo seus acionistas, até 2014 pretende chegar a mil lojas e 30 mil empregados. Para ele, a fusão desses magazines faz parte do processo de centralização e concentração do capital, em detrimento da classe trabalhadora. “Essas fusões sempre representam bons lucros para as empresas e muitos prejuízos para os trabalhadores, faz parte da essência capitalista”, apontou. Juntas, as duas redes contarão com 480 lojas espalhadas em 17 Estados do país e 15 mil empregados, representando o segundo maior grupo varejista do país, atrás apenas do Pão de Açúcar.
Apesar de Ricardo Nunes, dono da Ricardo Eletro, ter afirmado que o fechamento de lojas está descartado, Araújo acha difícil que não aconteça uma mudança na logística das lojas. “Se não houver demissões será ótimo, mas a prática tem demonstrado que a junção dessas empresas vem sempre acompanhada de enxugamento da folha”.
Para o sindicalista, as fusões, e a conseqüente concentração de renda na mão de poucos grupos, implicam no fechamento de empresas menores. “A tendência é que as empresas locais desapareçam e isso terá impacto na vida desses trabalhadores”, observou.
Para evitar surpresas, o Sindicato está realizando reuniões com os trabalhadores da Insinuante e da Ricardo Eletro para discutir essas e outras questões, tais como a organização dos trabalhadores. “Numa situação como essa, a categoria precisa se manter atenta e organizada para não ser pega de calças curtas”, alertou Jairo.

Um comentário:

  1. Nunca compre nestas rede
    Ricardo eletro
    insinuante
    city lar

    preço de maravilha ñ tem nada pois apos compra vc ñ tem nen mercadoria e men satisfação da parte desta ,,,
    pra mim nunca mais dor de cabeça ,,,,procon serolve
    mas vc pense e perder dia ou comprar em outro lugar
    compre mais caro mas com garantia de entrega e confiabilidade esta ñ te dá

    Rita

    ResponderExcluir