DIGA NÃO AO PL 257/2016

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Central promove nesta terça ato em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho

O Fórum da Central Sindical, composto pela CTB, vai promover uma série de atividades em alusão ao Dia 28 de abril - Dia Mundial das Vítimas de Acidente de Trabalho.
A primeira atividade acontece nesta terça-feira (26), a partir das 9h, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, durante a abertura do 3º Congresso Brasileiro de Perícias Médicas. Ainda farão parte do calendário de atividade representantes das centrais com o ministério da Previdência Social.

A celebração do Dia 28 de abril, surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, como protesto às mortes e doenças causadas pelo trabalho. A data foi escolhida em alusão ao dia 28 de abril de 1969, quando a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores.
Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Em todo o mundo, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho. São 5 mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela Aids. Doze mil das vítimas são crianças.

No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em maio de 2005, pela Lei nº 11.121. Em todo o mundo, milhões de trabalhadores se acidentam e centenas de milhares morrem no exercício do trabalho a cada ano. No Brasil, os números também são impressionantes.
O Anuário Estatístico da Previdência Social no ano de 2004 registrou 465.700 acidentes de trabalho no país. Em 2005 o número chegou a 499.680, em 2006 a 503.890 e, em 2007, (última publicação) o número atingiu 653.090 casos, 27,5% a mais em relação ao ano anterior, registrando 2.708 mortes e 8.504 casos de invalidez permanente. Os dados estatísticos se referem apenas aos trabalhadores(as) do setor privado e CLTs. Estão fora das estatísticas da Previdência Social os servidores públicos estatutários e trabalhadores da economia informal.

Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Cada acidente ou doença representa, em média, a perda de quatro dias de trabalho. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário