DIGA NÃO AO PL 257/2016

terça-feira, 26 de julho de 2011

Itabuna 101 anos: Vamos todos e todas lutar por uma cidade mais humana


Nosso povo tem direito à competência, eficiência e honestidade de seus governantes

Itabuna completa 101 anos de emancipação política neste dia 28 de julho de 2011. Segundo o último censo do IBGE nossa cidade possui 204 mil habitantes, ocupando a quinta posição no Estado da Bahia em população e terceiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com índice de 0,748, só perdendo para Lauro de Freitas e Salvador. O IDH, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Pela metodologia de cálculo do IDH, um índice perto de 1 é considerado positivo ou seja, maior será o índice de desenvolvimento humano de um município.
Apesar de ostentar essa posição de destaque no IDH nossa cidade possui carências históricas em várias áreas, com destaque para a segurança, saúde e meio ambiente. Pesquisa do IBGE coloca Itabuna como primeiro lugar em índice de violência em relação a homicídios de jovens no país. Só no ano passado, atingiu a impressionante marca de 73 mortes violentas para cada 100 mil moradores.
Outra situação que atinge diretamente a população diz respeito ao saneamento básico, uma carência que afeta o meio ambiente da cidade e de seu entorno. Não existe um aterro sanitário no município para tratar dos resíduos sólidos, além de, em pleno Século 21, Itabuna não dispor de coleta seletiva do seu lixo nem usina de reciclagem, expediente que geraria emprego e renda para a população e de extrema importância para a preservação do meio ambiente. O que temos nestes 101 anos é o derramamento de toda a rede de esgoto da cidade diretamente no tão sofrido Rio Cachoeira, que, aliás, nenhum gestor público até hoje se prontificou com competência, eficiência e responsabilidade em resolver este grave problema ambiental com a recuperação da Bacia Hidrográfica deste recurso natural tão cantado em prosas e versos pelos nossos artistas e poetas.
Por último, o setor de saúde de nossa cidade vive um caos que parece não ter fim. Desde a média a alta complexidade, ou seja, dos atendimentos nos postos de saúde até o Hospital de Base, a incapacidade administrativa aliada aos desmandos e a corrupção desenfreada, numa inversão de valores calcada na politicagem rasteira, tem prejudicado e levando ao desespero milhares de pais e mães de família nos quatro cantos da cidade. Uma falta de compromisso político e descaso para com a qualidade de vida dos filhos de Itabuna
Diante dessa situação de abandono e descaso a que foi relegada nossa cidade, só podemos comemorar nestes 101 anos de Itabuna a resistência e a bravura dos filhos e filhas desta sofrida terra, que lutam incansavelmente por uma cidade mais humana onde se possa viver com dignidade e paz.
A CTB juntamente com o movimento sindical realizará manifestação de homenagem e reflexão dos 101 anos de Itabuna nesta quarta-feira, a partir das 10 horas, na Praça Adami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário