domingo, 6 de maio de 2012
Prefeito revela aos itabunenses porque Aracaju é considerada capital nacional de qualidade de vida
Em visita a Itabuna a convite do pré-candidato a prefeito Wenceslau Júnior e do Diretório local do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o prefeito da cidade de Aracaju, Edvaldo Nogueira, proferiu uma verdadeira aula sobre gestão de cidades, no auditório do ICEI, na sexta-feira (4/5). Utilizando-se de slides, Nogueira fez um resumo da trajetória do município desde a primeira gestão do ex-prefeito Marcelo Déda (PT), em que ocupava o cargo de vice-prefeito até o seu segundo mandato como gestor de Aracaju, das ações implementadas pelo conjunto das forças políticas que compõem o seu governo para tornar a cidade capital nacional em qualidade de vida, segundo pesquisa elaborada pelo Ministério da Saúde.
Participaram do evento, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), vereador e pré-candidato a prefeito de Itabuna Wenceslau Júnior (PCdoB), o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, o presidente do PCdoB de Itabuna, Luis Sena, o presidente do Sindicato dos Bancários, Jorge Barbosa, Rodrigo Cardoso, presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Israel Nunes, procurador federal e pré-candidato pelo PCdoB à prefeitura de Ilhéus, e representantes dos partidos políticos que compõem a frente ampla, chamada terceira via que disputará as eleições para prefeito de Itabuna este ano.
Edvaldo Nogueira concedeu entrevista para nosso blog onde discorre sobre o tema e também discorreu sobre a relação entre o PCdoB, seu partido e o PT no município. Leia abaixo a entrevista:
Língua de Fogo: quais os caminhos percorridos para tornar Aracaju uma cidade sustentável e com excelência em qualidade de vida?
Edvaldo Nogueira: primeiro foi o trabalho de planejamento. Quando chegamos a Prefeitura fizemos um planejamento para a cidade de vinte anos e a cada ano a gente faz o balanço daquilo que foi feito e daquilo que precisa ainda ser continuado e melhorado. O segundo aspecto é que nós perseguimos quatro pontos fundamentais de administração, que são a ética, ou seja, governar, não roubar e não deixar roubar e aplicar bem os recursos públicos em obras que melhorem a qualidade de vida da cidade, a democratização, então, a participação da sociedade, a participação popular, o orçamento participativo. O terceiro aspecto, a modernização, a gestão que visa resultados e por fim, a nossa prioridade, que é o mais importante que é governar para aqueles que mais precisam, os mais pobres, governar realizando obras e aplicando política públicas inclusivas para a população de mais necessidade..
Língua de Fogo: foram esses caminhos que levaram a Aracaju a ser considerada a capital nacional da qualidade de vida?
Edvaldo Nogueira: com certeza. Aracaju recebeu o título de capital brasileira de melhor qualidade de vida, justamente porque nós fizemos um projeto para a cidade onde mexemos em todas as áreas desde obras de infraestrutura, recapeamento asfáltico, viadutos, praças, a melhoria da saúde, implantação da academia da cidade, a educação, a limpeza pública que é uma referência nacional, a questão psicossocial, a atenção básica na saúde, então tudo isso levou Aracaju a nesses critérios a ser considerada pelo Ministério da Saúde, IBGE e do IPEA, a capital nacional de qualidade de vida.
Língua de Fogo: quais os conselhos que o Sr. oferece a Itabuna em relação a gestão de cidades?
Edvaldo Nogueira: olha é muito difícil aconselhar porque acho que cada cidade tem suas características, cada cidade tem sua realidade. Obviamente eu não quero está aqui vendendo Aracaju como modelo, mas eu aconselho que é fundamental para quem vai começar uma gestão, governar uma cidade, primeiro planejar, segundo buscar maneiras para que o planejamento se torne realidade e encontrar parâmetros que considero muito importante que é a ética com o dinheiro público, governar bem , aplicar bem os recursos públicos e ter prioridades, principalmente para aqueles que mais precisam. Então acho que esses elementos são importantes para que qualquer administrador possa governar em um período de tempo que possibilite a cidade crescer e se desenvolver.
Língua de Fogo: qual a relação em Aracaju entre as forças políticas que dirigem a cidade, notadamente o PCdoB e o PT?
Edvaldo Nogueira: é uma relação muito boa. Na minha reeleição em 2008, fui apoiado por 14 partidos e todos eles participam da nossa administração. Nós temos uma relação muito positiva com o PT, uma relação de aliados. Fui vice-prefeito na gestão do Marcelo Déda que é do PT e depois o PT indicou o vice-prefeito na minha gestão, o Sílvio Santos. Portanto, PT, PCdoB, PDT, PSB, PMDB são 14 partidos que nós buscamos governar corresponsavelmente. Todos os partidos que participaram da nossa campanha participam da nossa gestão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário