DIGA NÃO AO PL 257/2016

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Sindserv foi à luta!


*Jorge Barbosa



Os servidores municipais de Itabuna através do SINDSERV em represália a proposta do município de parcelar o salário do mês de dezembro (não pago pela administração Azevedo), em 16 vezes, realizaram manifestações e paralisações desde o dia 22/01, e não sendo apresentada nenhuma nova proposta até o dia 28, entraram em greve a partir do dia 29, que chegou ao final no início da noite do dia 30 após audiência solicitada pelo sindicato no Ministério Público do Trabalho...

Depois de mais de 3 horas de reunião entre os representantes dos trabalhadores e da PMI, com a mediação dos procuradores do MPT, a administração municipal esgotou as possibilidades de negociação apresentando a proposta de parcelamento dos salários atrasados em seis vezes, a serem pagos a partir do dia 13 de fevereiro e do pagamento em uma só parcela dos servidores lotados na secretária de educação, que ganham um salário mínimo. Dessa forma os servidores ficaram entre parcelar o atrasado em seis vezes ou rejeitar a proposta e solicitar mais uma vez através do Ministério Público o bloqueio de verbas para garantir o pagamento do atrasado, o que poderia jogar a categoria num vazio político e jurídico, uma vez que toda a energia e a expectativa desprendida ficariam por conta de tramites judiciais, o que inclusive, nem garantia o efetivo bloqueio dos valores pretendidos, uma vez que tal decisão só pode haver através de sentença judicial proferida pela Justiça do Trabalho.

Nesse cenário entre uma proposta ruim e uma possibilidade pior ainda, os trabalhadores presentes à assembleia realizada em frente ao Ministério Público optaram pela primeira.

É necessário o eleitor fazer um melhor juízo do seu voto, porque já virou praxe os prefeitos atrasarem salários no semestre da eleição e deixarem o cargo com a triste herança maldita dos salários atrasados e depois quem paga são os servidores recebendo atrasado, geralmente em varias parcelas e os novos administradores que iniciam a gestão, com pendências negativas. Por outro lado é preciso mais rigor da Justiça e reforma na legislação eleitoral no sentido de punir com bloqueio de bens e exigência da devolução de recursos mal utilizados, além de cadeia.

Além disso, deve–se reduzir o tempo entre a eleição e a posse, com objetivo de dificultar tais desmandos. É bom observar que o Sindserv Itabuna foi o único sindicato da região e certamente um dos poucos da Bahia e do Brasil que comandaram greves com o objetivo de garantir o menor parcelamento possível de salários atrasados de gestões anteriores.

VIVA OS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ITABUNA, O SINDSERV E A CTB.

*Presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário