DIGA NÃO AO PL 257/2016

terça-feira, 5 de novembro de 2013

ANTIGO SESP ABANDONADO


O Centro de Saúde José Maria de Magalhães, antigo SESP, já foi uma das principais referências em saúde preventiva de nossa cidade. Apesar de ainda oferecer vários procedimentos importantíssimos, atualmente o órgão encontra-se numa situação deprimente.
O Centro abriga a Rede de Frios do município (onde são armazenadas diversas vacinas), além de oferecer servidos nas áreas de pneumologia, infectologia, tratamentos para hanseníase, hiperdia, prose (atendimento a idoso) e atendimento psicológico e contra a dengue. Deveria, portanto, primar pela limpeza e higiene, mas o que impera é a sujeira inacreditável.

 
Diretores do Sindserv visitaram o local e ficaram estarrecidos com o que viram. Segundo servidores que trabalham no local, há mais de um ano que a limpeza é feita de forma esporádica. Vale destacar que a Rede de Frios fica ao lado do banheiro, que ninguém sequer consegue utilizar por conta da fedentina. Os reservatórios abrigam uma água imunda, com cheiro de ferrugem; a mesma água que é utilizada pelos pacientes.
Ainda segundo depoimentos dos servidores, há muito tempo o local não é dedetizado. Quem trabalha lá convive diariamente com “mamíferos roedores” e baratas, que passeiam pelo local e até disputam os lanches levados pelos trabalhadores. A estrutura física do prédio também inspira cuidados, pois está completamente deteriorado.

 
“O Centro lida com doenças transmissíveis, é inadmissível que um órgão desta importância se encontre nestas condições”, reclamou Wilmaci Oliveira, diretora do Sindserv.
No dia 31 de outubro o Sindserv encaminhou ofício à Secretaria de Saúde exigindo providências imediatas, além de se reunir com o secretário Plínio Adry, que reconheceu o estado de caos vivido pelo Centro e se comprometeu a resolver os problemas citados.
“O Sindserv acompanhará de perto o desdobramento dos acontecimentos em relação ao Centro de Saúde José Maria de Magalhães, pois não é possível que um órgão desta importância seja dominado por ratos e baratas”, concluiu Wilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário