O Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna)
encaminhou nesta terça-feira (28) ofício à Secretaria de Administração da
prefeitura de Itabuna solicitando o destrato do sistema operacional que
armazena as informações dos servidores e servidoras. Segundo Wilmaci Oliveira,
presidenta do Sindserv, o sistema, chamado E&L, é falho e tem causado
grandes transtornos para a categoria.
“Este sistema registra informações incorretas, frequentemente
fica fora do ar, dificultando o acesso a serviços básicos, como o contracheque,
além de trabalhar com um número de matrícula diferente ao do sistema anterior,
o que tem causado grande confusão para os servidores. É um inferno!”, reclama
Wilmaci.
Nos últimos meses têm sido constantes os descontos indevidos
e/ou a não inclusão de direitos e benefícios. O “sistema” cobra a quem não
deve, e vice-versa. É o que tem acontecido com o crédito consignado.
Trabalhadores
que não contrataram o serviço são surpreendidos com o desconto indevido no
contracheque. E o contrário também acontece: servidores que realizaram o
empréstimo não são devidamente cobrados. Só que aí o sistema cobra dobrado no
mês seguinte, prejudicando o planejamento financeiro do servidor.
Trabalhadores
que têm direito a insalubridade, por exemplo, há tempos não percebem o
benefício. “Desde outubro do ano passado o sindicato encerrou o convênio com um
plano odontológico e, no entanto, as mensalidades continuam sendo cobradas”,
denunciou a dirigente sindical.
Por diversas vezes a presidenta, juntamente com outros diretores
do Sindserv, reclamaram e pediram explicações ao setor de Recursos Humanos da
prefeitura, mas a resposta era sempre a mesma: “a culpa é do sistema”.
Diante dos enormes transtornos causados pelo sistema aos
servidores municipais de Itabuna, o Sindserv solicitou à secretária de
Administração, Mariana Alcântara, que o mesmo volte ao modelo antigo ou que seja
mudado por um que não atrapalhe a vida da categoria.
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