
Durante o discurso, o prefeito destacou o esforço que foi feito pelo município para encaminhar os pacientes para tratamento em Salvador, nos últimos meses. Ele classificou de violência contra a população à decisão do governo anterior de suspender os serviços sem oferecer opções para o tratamento, principalmente para as famílias carentes.
Já o secretário Municipal de Saúde, Renan Araújo, falou da importância dos serviços ofertados e do trabalho realizado pela médica Tereza Cristina, que lutou para trazer o CERDOFI para Itabuna e que até o ano passado dava nome a unidade. Ele lembrou que a mudança ocorreu por recomendação do Ministério Público Estadual, que exige que seja cumprido o que está previsto nas Constituições da Bahia e Federal. O secretário entregou uma placa para a médica, que foi muito aplaudida.
SERVIÇOS - O CERDOFI, que recebeu o nome da médica Maria Conceição Benigno Magalhães, falecida no ano passado, foi reformado com recursos do município e conta com atendimento de especialistas como, neurologistas, farmacêuticos, hematologistas, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista.
A unidade de referência atenderá cerca de 500 pacientes com doença falciforme, 400 com traço de falciforme e 200 casos de outras hemoglobinopatias. “Somente com a estrutura que foi montada aqui será possível ter um atendimento de qualidade. A prefeitura está de parabéns pela reabertura do CERDOFI”, afirmou a vice-presidente da Associação de Familiares, Amigos e Pessoas do Sul e Extremo Sul da Bahia.
O secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, lembrou que Itabuna foi a única cidade da Bahia a disponibilizar serviços especializados como os serviços oferecidos pelo CERDOFI, e observou que o município voltou a atuar em parceria com o estado. “Os investimentos estão sendo feitos para melhorar o atendimento aos pacientes da rede SUS”, declarou.
Muito emocionado, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, agradeceu a homenagem a Dra. Maria Conceição Benigno, com quem conviveu até o ano passado. Ele pontou o trabalho realizado pela médica em Itabuna e no estado, atuando na Secretaria Estadual de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário