Desenvolvimento, direitos sociais e valorização do trabalhador são os principais temas abordados pela CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), seção Bahia, no 3º Congresso Estadual da entidade. O evento foi realizado nos dias 14 e 15 de junho, no Centro de Convenções, em Salvador. Mais de 600 delegados e delegadas dos quatro cantos do estado, além de autoridades, parlamentares e a imprensa sindical, lotaram o evento demonstrando a força da central sindical com o maior número de entidades filiadas na Bahia. As diretoras do Sindserv Karla Lúcia Oliveira, Wimaci Oliveira, Siomara Costa, além do diretor Leví Araújo, representaram o nosso sindicato dos no Congresso.
Discussões em torno da demanda das mais diversas categorias são importantes para avaliação das reais necessidades dos trabalhadores. De acordo com o secretário-geral da CTB Nacional, Pascoal Carneiro, o congresso é o maior evento da CTB, são 600 delegados reunidos em busca da evolução dos trabalhadores. “Para a Bahia, a relevância maior é porque estaremos indicando um representante baiano para presidência da CTB Nacional, o líder Adilson Araújo”, ressalta.
Para o deputado estadual, Daniel Almeida, o evento é o mais organizado do movimento social da Bahia. É a oportunidade de fazer um balanço das atividades sindicais e da CTB para avaliar o trabalho dos próximos três anos. “Não podemos pensar a economia deslocada da participação dos trabalhadores, dos geradores destas riquezas."
Bahia unida
O presidente da CTB-BA, Adilson Araújo destacou a influência estratégica do movimento sindical na luta democrática brasileira. “É chegada a hora de uma nova arrancada. Temos o dever moral de fazer esse balanço positivo, pois o Brasil de hoje é melhor que o de 10 anos atrás. E somos parte deste projeto, temos consciência da nossa contribuição nos governos de Wagner e Dilma, mas temos também o nosso projeto, a agenda da classe trabalhadora que busca responder de forma autônoma e consequente os anseios da luta social", afirmou Araújo ao conclamar o movimento sindical para tomar partido das disputas que se seguirão em 2014.
Bandeiras de luta
As representações partidárias reforçaram o apoio à Central no fortalecimento das bandeiras do trabalho no parlamento baiano e brasileiro. "Os trabalhadores se unem para dizer que têm lado, que não aceitaremos desenvolvimento sem a valorização do trabalho", afirmou o presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida, ao reforçar que as bandeiras pelo fim do fator previdenciário e pela redução da jornada são atuais.
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) destacou o trabalho da Central na sua organização em busca de igualdade social. "A CTB eleva o sindicalismo classista ao patamar de protagonista por uma sociedade justa e igualitária, onde homens e mulheres construirão juntos um novo Brasil", argumentou.
O III Congresso da CTB-BA elegeu sua nova direção, cuja presidência será assumida por Aurindo, do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.
Com informações: Portal CTB e Bancários Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário