DIGA NÃO AO PL 257/2016

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Hospital de Base vive o caos


A situação vivida pelo Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (HBLEM) é de calamidade, e se for realizada uma fiscalização rígida naquela unidade de saúde certamente a conclusão será pelo fechamento. Temos notícias que o hospital convive com máquinas enferrujadas; tomógrafo e raio x avariados; faltam respiradores, oxímetros, medicamentos. No laboratório sempre faltam reagentes; nas enfermarias faltam colchões, lençóis, toalhas e até mesmo lâmpadas. Além disso, um técnico de enfermagem é responsável por de oito a dez pacientes, quando o recomendado pelo Coren (Conselho Regional de Enfermagem) é de no máximo cinco. A cozinha vive em constante risco de explosão, uma vez que os dutos de gás estão condenados pela Brasilgás. A lavandeira está desativada por falta de manutenção e na farmácia a rotina é repor o que for urgente e tratamentos são interrompidos pela falta de remédios. Existe também a denúncia da falta de manutenção na estrutura do prédio e na canalização do oxigênio. A copa foi interditada pela Vigilância Sanitária e a fiação elétrica encontra-se deteriorada pelo tempo, assim como a tubulação de água e esgoto.

Diante de tudo isso é mais do que justificada a nossa posição de defesa da estadualização do HBLEM sem terceirização, uma vez que o município de Itabuna já provou que não tem condições nem financeiras nem administrativas de gerir um patrimônio de tal magnitude e interesse social.

O governo do Estado por sua vez precisa explicitar a sua carta de intenções no sentido de transparecer publicamente a sua atitude em defesa da estadualização. Acreditamos que todo itabunense responsável e comprometido com a saúde e o digno funcionamento do SUS defende uma solução definitiva para o Hospital de Base, que a nosso ver passa necessariamente pela estadualização.

CTB – CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL – CTB/REGIONAL SUL DA BAHIA

Sindicatos filiados:


SINDSERV (Servidores Municipais), Bancários, Comerciários, Sintratec (Têxteis e Calçadistas), Sindicacau, União das Associações de Moradores de Itabuna (UABI), DCE/UESC, Sindimed (Médicos), União da Juventude Socialista (UJS), União Brasileira de Mulheres (UBM), Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Sintracom (Trabalhadores da Construção Civil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário