DIGA NÃO AO PL 257/2016

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Trabalhadores da Saúde iniciam paralisação no Chile


"A terceirização de serviços busca fazer crescer o setor privado, o que significa fazer com que o lucro se apodere do sistema de saúde", disse Carolina Espinoza, presidente dessa organização.

A dirigente sindical considerou que o sistema público deve ser reforçado através da injeção de mais recursos por parte do Estado e, assim, estimular uma atenção de maior qualidade à população.

Sobre o assunto, o deputado do opositor Partido pela Democracia, Enrique Accorsi, estimou que o sistema de saúde no Chile está projetado para pessoas jovens que não adoecem.

"O Chile é o único país no qual seus hospitais públicos funcionam apenas metade do dia e 80% dos especialistas está no setor privado, onde dois milhões de pessoas são atendidas. As outras 15 milhões que completam a população chilena devem ser tratadas pelos 20% restante dos médicos", disse.

Como parte do protesto de hoje, os trabalhadores da saúde farão uma marcha da Plaza de los Héroes de Santiago até o Ministério da Saúde, demonstração à qual também se juntarão os estudantes universitários.

"O pano de fundo do problema da saúde no Chile é a mesmo que o da educação e, por isso, apoiar as suas reivindicações", destacaram os líderes da Confederação de Estudantes do Chile.

Fonte: Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário