DIGA NÃO AO PL 257/2016

segunda-feira, 19 de maio de 2014

SINDSERV CONVOCA PARALISAÇÃO. SINDICATO EXIGE RETORNO DA INSALUBRIDADE


O Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv) está convocando os servidores que atuam na saúde a paralisarem as atividades na próxima terça-feira, 20 de maio. A concentração se iniciará às 8h30min, em frente ao gabinete do prefeito Claudevane Leite. Sindicato e servidores estão indignados com a retirada do adicional de insalubridade.

Entenda o caso – No afã de reduzir a folha salarial, o governo cortou o adicional insalubridade de servidores que são originalmente do setor administrativo, mas são locados na saúde. São recepcionistas, digitadores. Entretanto, por trabalharem em postos de saúde e/ou dentro dos centros que recebem pacientes, estes servidores têm direito ao benefício.

“Por causa da função o governo interpretou, de forma equivocada, que estes trabalhadores não teriam direito ao benefício”, explica Wilmaci Oliveira, presidenta do Sindserv. “O critério que determina quem tem direito a insalubridade não é a função, mas o setor onde ele atua e o ambiente de trabalho ao qual se está exposto”, enfatiza a dirigente sindical.

O Sindserv também estranha a atitude desta administração já que governos anteriores nunca entenderam que o adicional de insalubridade era ilegal. Wilmaci lembra que alguns servidores possuem registro do benefício na carteira de trabalho há mais de 23 anos.

Wilmaci também crítica a postura arbitrária do governo, pois trabalhadores e administração encontram-se em campanha salarial, momento ideal para se debater de forma ampla e transparente os direitos dos trabalhadores. “Esse tipo de atitude não ajuda nada, pelo contrário: só serve para promover o acirramento na mesa de negociação”, reclama Wilma.

A direção do Sindserv se reuniu com o prefeito Claudevane Leite para tratar do assunto e no dia 10 de maio protocolou documento exigindo o retorno imediato do adicional de insalubridade. O prefeito afirmou que “iria resolver”. Ainda assim, o sindicato decidiu convocar a paralisação para externar toda a indignação dos servidores.

ASSEMBLEIA – Na próxima sexta-feira, 23 de maio, o sindicato realizará uma assembleia geral com servidores para discutir e deliberar sobre os rumos da Campanha Salarial. A assembleia ocorrerá no auditório do Sindicato dos Comerciários (em cima da Casa do Estudante) às 17h 00min.

PARALISAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ITABUNA
Motivo: Exigência do retorno do adicional de insalubridade para servidores locados na saúde.
Data: Terça-feira, 20 de maio.
Horário: 08h30min.

Local: Concentração em frente ao gabinete do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário