DIGA NÃO AO PL 257/2016

terça-feira, 21 de outubro de 2014

O GOVERNO DILMA E AS MULHERES


A importância das eleições presidenciais requer de todos, esforços redobrados, sobretudo das mulheres brasileiras, que desde 2002 com a eleição do presidente Lula, tem visto abrir-se nova  perspectiva virtuosa, no que se refere à aplicação de  políticas públicas capazes de balançar a violenta e aniquiladora discriminação que nos recai historicamente, dificultando nosso protagonismo na sociedade.

O enfrentamento mais firme se deu a partir do ineditismo de eleger uma presidenta. Foram na continuidade de um governo progressista e sensível às causas das mulheres, que foram estabelecidas prioridades nas políticas sociais, que, efetivamente contribuem para a busca da autonomia e o empoderamento feminino. Nesse sentido podemos elencar politicas consequentes que tiveram como foco a mulher, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, financiamentos para o fortalecimento da agricultura familiar, dentre outros.

Além disso, está na ordem do dia um plano de políticas e serviços exclusivos para as mulheres. Contamos ainda com a Lei Maria da Penha, que se tornou um instrumento importante de combate à violência doméstica e a aprovação da lei que garante vários direitos às trabalhadoras domésticas.


Por tudo isso e muito mais que devemos refletir racionalmente sobre a encruzilhada politica vivida hoje no Brasil. Estamos diante de dois projetos. Um representa o conservadorismo, o retrocesso, o fortalecimento das oligarquias, e, sem exagero, o chicote em punho para a classe trabalhadora. O outro, um projeto social que contempla o conjunto da sociedade nos mais diversos aspectos e diversidades, e representa o desenvolvimento e a distribuição de renda.

Bem verdade que precisamos avançar e aprofundar nas mudanças, mas é inegável que nos governos Lula e Dilma desabrocharam politicas publicas direcionadas à promoção e defesa dos direitos das mulheres, bem como estímulos ao desenvolvimento igualitário na sociedade.

É pela continuidade e aprofundamento das mudanças, que positivamente nos atingiram, que devemos fortalecer o projeto social virtuoso em curso. Logo, as mulheres tem um papel importante no cenário politico atual, cuja tarefa principal é travar o debate e fortalecer a batalha para derrotar o inimigo feroz e raivoso que ronda o povo brasileiro.

Wilmaci Oliveira
Presidente do Sindserv-Itabuna-Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário