DIGA NÃO AO PL 257/2016

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

DESORDEM ADMINISTRATIVA GERA ATRASOS




Crise política e financeira e diminuição na arrecadação seriam argumentos plausíveis para justificar as dificuldades em se pagar salários em dia. Contudo, o que salta aos olhos é a desordem administrativa, que acarreta constantes atrasos no pagamento dos salários dos servidores. “Comete-se erros primários, situações que até uma dona de casa minimamente organizada poderia resolver”, crítica Siomara Santos, vice-presidenta do Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna).

Este mês o pagamento dos servidores efetivos da administração e da saúde foi fragmentado, nem todos haviam recebido até esta terça-feira (15). “Cada dia era uma desculpa diferente: disseram que pagariam a todos no dia 10/12; depois deu problema com a senha do diretor financeiro da saúde, que ainda não estava habilitada; depois que habilitou a senha o banco se recusou a receber o arquivo porque havia expirado o horário... Ou seja: falta planejamento, além de muito desrespeito com os trabalhadores. Estamos fartos de tanta incompetência! ”, desabafa Siomara.


Desde que expirou o prazo legal para o pagamento dos salários que o Sindserv se faz presente, juntamente com os servidores que estavam com os salários atrasados, no estacionamento do Centro Administrativo Firmino Alves, no sentido de pressionar a prefeitura de Itabuna a regularizar esta situação vexatória para nossa categoria. Infelizmente a desordem e o caos administrativo que imperam hoje na prefeitura de Itabuna impedem o pagamento em dia de benefícios básicos como vale transporte e ticket alimentação. A assembleia de ontem (14/12) deliberou pela paralisação dos servidores até que os salários caiam na conta, respeitando o limite prudencial de 30%. Sendo assim, os servidores da saúde paralisaram suas atividades parcialmente. Na manhã desta terça-feira (15), a direção do Sindserv esteve mais uma vez na prefeitura e foi informada que haviam pago os salários dos servidores efetivos que restavam. Situação ainda continua complicada para dos servidores contratados, com previsão de recebimento para o dia 20/12, com possibilidade (mas nenhuma certeza) de começarem a receber a partir desta terça-feira. “Ninguém oferece uma informação segura. Dizem que o único que pode informar é o secretário da Fazenda, senhor Marcos Cerqueira, porém, falar com este senhor está mais difícil que acertar na Mega Sena”, alfineta a sindicalista. 

O Sindserv está agendando uma reunião com Ministério Público do Trabalho com o objetivo de fazer com que a prefeitura a assine um TAC (termo de ajustamento de conduta) se comprometendo a realizar os pigmentos dentro dos prazos estabelecidos em lei. “Se os atrasos continuarem só nos restará o movimento paredista”, avisa Siomara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário